segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Quando os nossos cantinhos são invadidos...


Hoje ouvi uma coisa na rádio que perturbou um pouco... Os animadores matinais estavam a comentar Wrestling ou qualquer coisa desse tipo e parece que há um lutador que se chama Batista... até aqui tudo bem... mas um dos comentadores fez uma graçola trocando o nome Batista com o Batista do Supermercado da Praia da Luz. Ouvir o nome do supermercado onde vou desde pequenina quando estou de férias arrepiou-me, senti que a minha privacidade tinha sido completamente invadida.


Desde o desaparecimento da Maddie que a praia da Luz tem sido completamente exposta de uma maneira quase obscena mas confesso que ainda não tinha tido bem noção disso até ouvir hoje de manhã aquele comentário jocoso ao Sr. Batista, que, nós que para lá vamos desde sempre sabemos que começou com uma mercearia pequenina mesmo em frente á nossa casa.


Aquele nome pronunciado pelos praiantes habituais quase em tom de private matter, dito assim, incluido mesmo num trocadilho, por um comentador de rádio fez-me sentir mal. Aquela é a nossa praia, falar dela...tudo bem agora fazer piadas já é abusar. Tratar todos aqueles lugares por "tu cá tu lá" é um direito reservado aos que lá vão desde sempre.


Pelo menos era o que eu inocentemente pensava até ouvir o que ouvi hoje... O meu cantinho foi invadido!

7 comentários:

Sofia K. disse...

Já não há privacidade nem intimidade... é o que é!

Mas eu também conheço o Batista - o supermercado, que a mercearia já não é do meu tempo! Sou nova ali, sabe! As iguarias daquele super matam-me... dá para cozinhar até comida da Gronolândia! Quase que consigo esquecer que durante uma semana no ano de 2006 assisti à abertura das portas, todo o santo dia... sabes é que o sol já tinha nascido, a lua já estava a fazer ó-ó e o teu primo tinha 'xomi'!

Amanhã aposto que vão falar do Baltazar!

beijinhos

CVD disse...

Lol...admira-te!

Mas tu pertences já ao clã e isso permite-te partilhar os nossos cantinhos... e sentires o mesmo que nós em relação a eles. Pelo que contamos pela cumplicidade com que falamos deles uns com os outros! E, é claro, por lá ires de emergência quando algum dos três porquinhos tem xómi!!!

Huckleberry Friend disse...

Também a mim me custa ver devassada a Praia da Luz... apesar de tudo, tive sorte: os dias que lá passei, no Verão, foram de pouca intensidade mediática. E de muita alegria familiar.

O que mais me dá gozo nos sítios de sempre (mesmo quando mudam tanto como o Batista) é mostrá-los aos novos, pela mão, como um dia alguém mos mostrou a mim. É assim com os manos pequenos, é assim com quem passa a partilhar a nossa vida: Rocha Negra, Cova do Dragão, Cidade Perdida, Cama da Vaca, Ponta da Gaivota, Poção, Talefe, café dos Pescadores, Matias, Kelly's, Golfinho, Privé e Mirage (lol), praiazitas das redondezas, Lagos à noite, Lagos de dia,
e o meu carro a rolar.
No ar o cheiro do destino,
No chao a pele quente
Do Algarve a acordar

(Abrunhosa, lol)

CVD disse...

Dar um saltinho ao aconchego agreste de Castelejo e debicar uns perceves ao pôr do sol... porque às vezes também é bom vê-lo a por-se no mar.
E não há nada como mostrar tudo isto a quem nos é querido e partilhar estes lugares plenos de sensações, cheiros, memórias tão felizes!... Gosto da praia da Luz porque é um bocadinho de mim, de todos nós. É também um bocadinho dos nossos "mais que tudo" por aquilo que contamos e vivemos.
E acredito que seja muito especial levares os teus irmãozinhos pela mão pelos caminhos que percorremos empequeninos pelas mãos dos pais, avós, tios e primos mais velhos... a descobrir aquilo que afinal é já uma memória antiga com muitos anos e muitas histórias!

Pat disse...

Ai primo! A nossa bela Praia da Luz! E eu que me lembro tão bem dela ainda sem Kelly's, Golfinho, Privé, Mirage, e afins! Sim, eu sou do tempo em que se atravessava a rua para ir ao Baptista! Belos tempos!

Pat disse...

Ahhh... e vocês sabem que o Café dos Pescadores chegou a chamar-se "Fernando's Hidaway"? LOL Um mimo!

CVD disse...

Fernado's Hidaway é muito bom!!! Lá está o nosso cantinho! Pode tersido devassado mas a memória do que foi fica conosco!!