
Ordenado Presbítero em 09/10/1938, em Goa, foi mais tarde para Roma aprofundar os estudos. Mas, devido à Segunda Guerra Mundial, acabou por ficar no Patriarcado de Lisboa a partir de 1940.
De grande inteligência, cultura e notável sentido pedagógico, esteve, como professor, no Seminário de Almada, perto de 11 anos, marcando indelevelmente os que com ele privavam.
Grande entusiasta dos Cursos de Cristandade, dedicou-lhe muitos anos da sua vida, vindo a ser Director diocesano e Nacional desse Movimento.
A nível paroquial, e sempre na Diocese de Lisboa, colaborou durante cerca de 4 anos na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima; depois, de 1956 a 1970, como Pároco da Ajuda e, por fim, como Pároco de Carcavelos, sua última Paróquia, que serviu perto de 27 anos.
É precisamente neste serviço paroquial que mais se evidenciaram o seu extraordinário sentido pastoral, bem como a sua rara visão do que entendia ser o papel da Igreja no mundo actual.
Esta vocação, exercida discreta e humildemente, assentava numa intensa vida de oração e de doação ao próximo. A todos acolhia, a todos servia, a todos amava, especialmente os mais desprotegidos e os marginalizados, mas sempre com total respeito pela Pessoa Humana e pelas suas liberdades e opções.
Estes dons, aliados a uma enorme capacidade de iniciativa, criatividade e determinação, deram força à construção de uma verdadeira Comunidade: um espaço onde as Pessoas se conheçam, se interessem umas pelas outras e estabeleçam entre elas laços de solidariedade e partilha.
Este projecto viu-o concretizado na Obra, em muitos aspectos pioneira, que fundou em 1981, o "CENTRO COMUNITÁRIO DA PARÓQUIA DE CARCAVELOS". Nele deixou bem impresso o admirável espírito que sempre o animou."