quinta-feira, 17 de abril de 2008

Ó miséria!

Hoje resolvi escrever sobre um dos flagelos deste país, muito embora esteja disfarçado... o futebol!
Desporto/ Negócio cujas regras qualquer sujeito com um QI de um só dígito entende perfeitamente e que move multidões de adeptos fanáticos.
É de facto um jogo estúpido, mas...ainda que o não fosse, a verdadeira estupidez está em que assiste. os adeptos, fundamentalistas fanáticos são uma classe pela qual nutro profundo desprezo e até mesmo algum asco.
Deslocam-se em manadas para assistir aos jogos deixando os carros espalhados de qualquer maneira fazendo os possíveis por não cumprir nem as normas de trânsito nem as de civismo básico e perturbando a vida de quem tem o azar de residir perto dos estádios. Não contentes com esta primeira transgressão da lei continuam, fazendo muito barulho, armando cenas de pancadaria e, como já tive a infelicidade de assistir, urinando contra a paredes de prédios, como qualquer cão. E o pior meus amigos é que ninguém os impede, nem mesmo a polícia.

Assistem aos jogos como se deles dependesse a sua própria vida e...se a coisa corre mal... azucrinam a cabeça de familiares, colegas de trabalho, transeuntes, enfim...de todo e qualquer desgraçado que se lhes atravesse no caminho!

Eu...por exemplo... tenho que aturar no trabalho um fulano que não contente com o facto de ser incompetente e muito pouco inteligente (mas muito mesmo, hã?) é adepto! E, se o jogo corre mal, no dia seguinte é ainda mais antipático e malcriado que o costume... triste, não acham?

E depois tudo no futebol é notícia de abertura de telejornal, enquanto que os desgraçados que praticam outras modalidades têm que ganhar medalhas de ouro e bater recordes mundiais para que lhes sejam atribuídos uns míserávei 5 minutos de tempo de antena para rapidamente voltar ao futebol.

Este é um dos motivos (e infelizmente são bastantes) que tenho pra me envergonhar do país (ou do mundo mesmo) em que vivo... é triste ver como é que o Homem, bafejado pela racionalidade prefere quase sempre comportar-se como um animal.

Sei que muitos não concordarão comigo ... desculpem-me mas não vou mudar de opinião!

Boa tarde!


5 comentários:

J. Stocker disse...

Cara sobrinha

Subscreco inteiramente! Que disparate pegado o tempo que se dá às "trinas do Futebol" na TV, rádio e Jornais.
Tantos assuntos para debater, saúde, ensino, violência doméstica, crianças e idosos maltratados, pobreza, etc, etc.
Ainda ontem a jantar em casa do teu Pai, apreciei o facto de apesar de estar a dar um jogo "importante na TV a TV não ter sido ligada, tendo estado todos nós em amena cavaqueira, estavam lá os teus irmaos foi um bocado bem passado, apesar de ter-mos todos sentido a tua falta e a do Lobão.
Como deves calcular o tema principal da conversa foi barcos e tive o grato prazer do teu pai me ter oferecido uma aguarela do Antares.

Beijos

perdigota disse...

Eu confesso, sou adepta de futebol! Não sou fundamentalista (longe disso), mas gosto de futebol enquanto desporto e enquanto espetáculo (muitas vezes triste). Qunato à tua convivência com um fanático, imagino que hoje devas estar a ter um dia complicado... Depois do que vi nos jogos de ontem, ou esse colega é do Porto, ou coitadinha de ti hoje!
Beijinhos!

JGVD disse...

Não sou tão agressivo mas concordo com o que escreveste sobre o so called "desporto rei". É uma vergonha a importância que se lhe dá, mas o povo precisa sempre de um ópio qualquer para esquecer os problemas do dia a dia e como a preguiça é muita, escolhem o mais fácil. Beijinhos

Mário disse...

Tens razão, Clarinha, mas não é motivo para te envergonhares do país ou do mundo - apenas uma fase em que está a emergir a pior parte das pessoas, ou a ter poder, pelo menos.

Melhores dias virão, e em que outro país ou em que outro mundo podias ir tão facilmente surfar, velejar ou simplesmente olhar para o mar?

CVD disse...

Verdade, concordo tio... um sufzinho! Um passeio à vela e uma cervejinha fresquinha bebida debaixo do calôr do sol são coisas que de facto não têm preço!