sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Da bipolaridade do povo Português...

Os Gregos elegeram há dias um governo...bem chamemos-lhe alternativo. isto porque alia um partido de esquerda (do tipo do nosso Bloco de Esquerda) com um partido de extrema direita, para poderem ter maioria absoluta no parlamento. Esta aliança já de si diz tudo sobre o valor da palavra e dos ideais dos políticos Gregos e dos políticos em geral e sobre o facto de na realidade a extrema esquerda e a extrema direita se confundirem facilmente, mas deve dizer numa qualquer língua ininteligível porque a maioria das pessoas ainda não percebeu.
Entretanto, cá por Portugal, como a "galinha da vizinha..." e tal, os Gregos são de repente uns heróis. Sobretudo nas pessoas do Primeiro Ministro Tsipras e do ministro das finanças, Varoufakis.
Anda tudo doido com estes dois senhores, de génios da Política já evoluíram para heróis nacionais, correndo o sério risco de destronar o Ronaldo, a Amália e o bacalhau à Gomes de Sá, e Varoufakis já é para muitos Portugueses o novo Sex Simbol da Europa, alguns destes muitos são homens o que me deixa deveras preocupada.
O mais engraçado de tudo é que enquanto as pessoas de esquerda gabam os actos heróicos e anti-austeridade deste novo governo Grego, este último vai cedendo...uma por uma, a todas as propostas que apresentou durante a campanha e que que garantiram  a maioria dos lugares na bancada...e a união Europeia, que me tenha dado conta ainda não fez cedência nenhuma...nem pelos lindos olhos de Varoufakis. No entanto, e para que conste, os Gregos continuam a ganhar as negociações! Todas estas cedências faziam parte de uma plano estratégico de negociação em que o novo governo Grego pede 100 000 000 para acabar por vender por 10 000, no que eles vão com certeza denominar "negócio da China" (o que não deixa de ser irónico porque qualquer dia os Chineses estão a comprar aquilo e a vender Acrópoles de Plástico juntamente com alguidares e brinquedos de contrafacção, na dita cuja Acrópole).
Toda esta negociação genial passa por fazer ameaças à União Europeia de aliança com a Rússia...ou com os Estados Unidos, que toda a gente sabe que é praticamente a mesma coisa, e por dizer orgulhosamente que apesar de a UE ainda não ter recuado e eles sim isto é tudo premeditado e a Merkel e o resto do gang estão "exactamente onde eles querem!".
A mim cheira-me a "Rei vai nu", mas a esquerda Portuguesa afirma a pés juntos que lhes vê as lindas indumentárias, agora, será que era disto que o povo Grego estava à espera quando votou neles?

Outra coisa que me faz confusão nisto tudo é que de repente os Portugueses se esqueceram que Portugal não é a Grécia... estamos em vias de pagar a nossa dívida, e estes devaneios que podem eventualmente custar algum dinheiro à Europa, também nos vão sair do bolso. Custa-me entender como é que os mesmos Portugueses que chamavam ladrões, malandros e pior ainda aos Gregos por nos terem levado a final do campeonato Europeu no Estádio da Luz em 2004, dez anos depois batam palmas aos mesmos Gregos por nos quererem levar o dinheiro ganho com o nosso suor.

Enfim, vejo pelo facebook que as pessoas estão cegamente rendidas aos Gregos, e a viver cada negociação feita na sua assembleia como nunca viveram nenhuma negociação feita em Portugal. Não sei se devo estar sequer preocupada porque na realidade acho que os Gregos não vão fazer nem metade daquilo que prometem... Não sei é o que vai acontecer quando todos estas pessoas que vivem na Esperança de que a salvação vem dos lados de Atenas descobrirem que os deuses têm pés de barro.

Mas também sei que basta que a equipa de futebol Grega ganhe uma qualquer final de futebol contra a equipa Portuguesa para que os Gregos voltem a ser os monstros até agora sempre foram.

Sem comentários: